Como manter 90% de tudo que você aprende?

Olá!

Imagine se você tivesse um balde de água. E toda vez que você tentava encher o balde, 90% da água vazava instantaneamente.  Toda vez, tudo o que você retinha era mísero 10%. Quantas vezes você continuaria enchendo o balde?

A resposta é simples: apenas uma vez.

A primeira vez que você notou o vazamento, você tomaria medidas.
Ou consertaria o balde ou pegaria outro balde, não?

No entanto, não é assim que aprendemos. 
Quase todos nós perdemos 90% do nosso tempo, recursos e tempo de aprendizado, porque não entendemos um conceito simples chamado Pirâmide da Aprendizagem. A pirâmide de aprendizagem foi desenvolvida nos anos 60 pelo Instituto NTL em Bethel, Maine. E se você olhar para a pirâmide, verá algo realmente estranho.

Ver como Baixar livros da 8 ª Classe, 9 ª Classe, 10 ª Classe, 11 ª Classe e 12 ª Classe em PDF

Que coisa estranha é que você está perdendo tempo. Você está desperdiçando recursos. Você está apenas fazendo tudo que pode para evitar o aprendizado. E aqui está o porquê.

Para resumir os números (que às vezes são citados de forma diferente), os aprendizes retêm aproximadamente:
90% do que aprendem quando ensinam outra pessoa / usam imediatamente.
75% do que aprendem quando praticam o que aprenderam.
50% do que aprendem quando participam de uma discussão em grupo.
30% do que aprendem quando assistem a uma demonstração.
20% do que eles aprendem de audiovisual.
10% do que aprendem quando aprenderam com a leitura.
5% do que aprendem quando aprendem com a palestra.

Porque você retém 90% quando ensina outra

Então, porque você retém 90% quando ensina outra pessoa ou quando a implementa imediatamente? 
Há uma boa razão porque. Quando você implementa ou ensina, você comete erros instantaneamente. Experimente por si mesmo. (Neste artigo, por exemplo, depois de ler as informações, eu citei a taxa de perda como 95% em vez de 90% para começar. Eu tive que voltar e me corrigir. Então eu encontrei mais três erros, que eu tinha para corrigir. Estes eram erros factuais que requeriam copiar e colar, mas eu ainda cometi os erros).

Então, assim que você se deparar com dificuldades e começar a cometer erros, terá que aprender a corrigir o erro. Isso força seu cérebro a se concentrar.

Mas certamente seu cérebro está se concentrando em uma palestra ou durante a leitura.
Claro que é, mas não está cometendo nenhum erro. O que seu cérebro ouve ou vê é simplesmente um conceito abstrato. E não importa quão claramente as etapas sejam descritas, não há como reter as informações. Existem duas razões pelas quais.

Razão 1: Seu cérebro fica preso no primeiro obstáculo.
Razão 2: Seu cérebro precisa cometer o erro em primeira mão.

Razão 1: Seu cérebro fica preso no primeiro obstáculo. 
Sim. E a única maneira de entender esse conceito é pegar um livro, assistir a um vídeo ou ouvir áudio. Qualquer livro, qualquer vídeo, qualquer áudio. E você descobrirá que perdeu pelo menos dois ou três conceitos nos primeiros minutos. É difícil acreditar no começo, mas à medida que você continua lendo o mesmo capítulo várias vezes, descobre que está perdendo cada vez mais.

Isso ocorre porque o cérebro fica preso ao primeiro novo conceito / obstáculo. Ele pára e tenta aplicar o conceito, mas se esforça para fazê-lo. Mas você continua a ler o livro, assistir ao vídeo ou ouvir o alto-falante. O cérebro ficou preso no primeiro ponto, mas mais pontos continuam chegando. E, claro, sem informações completas, você tem “informações incompletas”.

Informações incompletas podem ser facilmente corrigidas, cometendo o erro em primeira mão.

Razão 2: Seu cérebro precisa cometer o erro em primeira mão
Não importa quão boa seja a explicação, você não vai acertar da primeira vez. Você deve cometer o erro. E isso é porque sua interpretação varia do escritor / palestrante. Você acha que já ouviu ou leu o que ouviu / leu. Mas a realidade é diferente. Você só interpretou o que eles disseram e, na maioria das vezes, a interpretação não está correta. Você só pode descobrir quanto da marca está tentando implementar ou ensinar o conceito.

Então, como você evita perder 90% do que aprendeu? 

Bem, faça o que eu faço. Eu aprendo alguma coisa. Eu escrevo em um mapa mental. Eu falo com minha esposa ou clientes sobre o conceito. Eu escrevo um artigo sobre isso. Eu faço um áudio. E por aí vai. Um conceito simples nunca é apenas aprendido. Ele precisa ser discutido, falado, escrito, sentido, etc. (Eu escrevi este artigo, dez minutos depois de ler estas estatísticas online).

Da próxima vez que você pegar um livro ou assistir a um vídeo, lembre-se disso. 
Ouvir ou ler algo é apenas ouvir ou ler.
Não é um aprendizado real.
A aprendizagem real vem de cometer erros.
E erros vêm da implementação.
E é assim que você retém 90% de tudo que aprende.

É por isso que a maioria das pessoas que você encontra sempre anda em círculos. 
Eles se recusam a cometer erros. Então eles não aprendem.
Eles preferem ler um livro em vez disso. Ou assista a um vídeo. Ou ouça um áudio.

Seu balde está vazando 90% do tempo. 
Mas eles não se importam.
A questão é: você?

Próximo Passo
Uma das maiores razões pelas quais lutamos com nosso aprendizado é porque nos deparamos com resistência. A resistência é vista apenas como uma forma de preguiça, mas isso não é verdade. Há forças ocultas que nos fazem resistir a fazer o que realmente devemos fazer. Isso nos atrasa consideravelmente.

Nos próximos artigos falarei como ganhar resistência.

891 total views, 3 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*